Estudo Ambiental Simplificado (EAS)

O que é Estudo Ambiental Simplificado (EAS)?

O Estudo Ambiental Simplificado (EAS), assim como o Relatório Ambiental Simplificado (RAS), é um estudo simplificado direcionado ao licenciamento ambiental dos empreendimentos com impacto ambiental de pequeno porte. 

Ele oferece elementos para a análise da viabilidade ambiental de empreendimentos ou atividades, e consta além da descrição do projeto, o diagnóstico e prognóstico ambiental e medidas de controle.

Por que Elaborar um Estudo Ambiental Simplificado (EAS)?

É um dos estudos mais simples que podem ser requeridos pelo órgão ambiental para subsidiar a emissão de uma licença prévia. 

A partir do EAS pode-se obter elementos e informações para a análise da viabilidade ambiental do empreendimento e/ou atividade a fim de subsidiar a concessão da licença requerida.

O que acontece quando não se tem um Estudo Ambiental Simplificado (EAS)?

Todo processo de Licenciamento Ambiental possui um procedimento padrão a ser seguido estabelecido pelo órgão competente.

Dessa forma, quando exigido o estudo em questão, a sua não elaboração pode impedir o andamento do licenciamento e/ou a regularização do empreendimento e sua devida atividade.

As empresas que funcionam de forma irregular estão sujeitas às sanções previstas em lei, incluindo as punições relacionadas na Lei de Crimes Ambientais, instituída em 1998: advertências, multas, embargos, paralisação temporária ou definitiva das atividades.

Ficou alguma dúvida?

Entre em contato com a nossa Equipe. 

Atendemos todas os segmentos que precisam desse serviço em todo o Brasil.

Estamos contratando!